segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Agente de Segurança é instrutor de curso de Segurança Parlamentar em Rondônia

O Vice-Presidente da Agepoljus, J. Santos, integra a equipe de instrutores do Curso de capacitação dirigido à Polícia Legislativa do Estado de Rondônia.

A reunião pedagógica ocorreu na quarta-feira, 30 de julho, e contou com a participação de autoridades parlamentares locais, de oficiais da Polícia Militar de Rondônia e do Diretor de Ensino da Escola Legislativa, bem como outros notáveis do segmento.

Não é a primeira vez que J. Santos é convidado para fazer parte do grupo docente dessa Instituição.

Segundo o vice-presidente, tamanho reconhecimento é fruto dos valores adquiridos e da competência técnica aprimorada ao longo de sua carreira profissional, sobretudo como instrutor colaborador interno do seu Regional.

Fonte: AGEPOLJUS

ASSISTA O VÍDEO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO AGENTES DE SEGURANÇA TRT 14 (1ª TURMA 2014)

Agentes de Segurança da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre participam de curso de capacitação


Realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o curso, que aconteceu entre os dias 26 a 30 de maio de 2014 em Porto Velho, envolveu 27 agentes de segurança e consistiu de aulas teóricas e práticas voltadas às atividades desenvolvidas pela categoria, dentre elas atendimento ao público, segurança das comunicações/inteligência e contra inteligência, defesa pessoal, direção defensiva e evasiva, deslocamento motorizado, embarque e desembarque com veículos, técnicas de escolta e técnicas de varredura em ambiente confinado.


Com o objetivo de conscientizar os integrantes do curso da importância do atendimento ao público, o primeiro módulo aplicado pela professora Helena Goes, explanou não somente a verbalização com o usuário, mas principalmente a postura que deve ter o servidor em face o jurisdicionado.

O conteúdo do módulo de segurança das comunicações, inteligência e contra inteligência tratou do principal fator de segurança, envolvendo 90% do serviço que é relacionado a prevenção e inteligência. Os outros 10% divide-se em 5% à ação e 5% reação em face da ação tomada.
Técnicas de imobilização para conter eventuais agressores foram relembradas na disciplina de técnica de defesa pessoal, que também consistiu na manutenção do condicionamento físico de quem atua na área de segurança.

Outro tema de relevância no dia a dia do agente de segurança trabalhado na capacitação foi primeiros socorros. Nessa disciplina foram aplicadas técnicas de atendimento rápido e improvisado, entre elas de ressurreição cardio pulmonar e imobilização dos membros, enquanto não chega socorro médico .

Segurança das instalações possibilitou instruir os alunos sobre o controle de acesso às edificações do Tribunal, além de capacitar o agente para que este consiga detectar eventuais pessoas interessadas em fazer uso de meios ilícitos dentro das instalações da instituição.

A disciplina de direção defensiva, evasiva e anti sequestro, consistiu de instruções teóricas e práticas envolvendo os agentes de segurança no transporte e condução de autoridade em vias públicas, transposição de obstáculos e eventuais arranques em situação de emergência de forma segura.
Durante o curso foi feita uma avaliação física dos participantes.

Ascom/TRT14 (Alberto Alves )