quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Justiça do Trabalho da 14ª Região capacita Agentes de Segurança

Promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, foi realizado no período de 25 a 29 de agosto de 2014 em Porto Velho, o curso de capacitação da 2ª turma de Agentes de Segurança, com a participação de 22 agentes que atuam nos Estados de Rondônia e Acre 2 agentes do Ministério Público do Trabalho de Porto Velho.


O curso contou com aulas teóricas e práticas voltadas às atividades desenvolvidas pela categoria, entre elas atendimento ao público, segurança das comunicações/inteligência e contra inteligência, defesa pessoal, direção defensiva e evasiva, deslocamento motorizado, embarque e desembarque com veículos, técnicas de escolta e técnicas de varredura em ambiente confinado.

No primeiro módulo os alunos tiveram explanação sobre atendimento ao público,  a verbalização com o usuário e a postura que deve ter o servidor em face o jurisdicionado.

O módulo de segurança das comunicações, inteligência e contra inteligência tratou do principal fator de segurança, envolvendo 90% do serviço que é relacionado a prevenção e inteligência.  Os outros 10%  divide-se em 5%  à ação e  5%  reação em face da ação tomada.
Na disciplina de técnica de defesa pessoal, foram relembradas técnicas de imobilização para conter eventuais agressores, a disciplina consistiu também na manutenção do condicionamento físico de quem atua na área de segurança. 

Técnicas de primeiros socorros, foi a disciplina que consistiu na aplicação de técnicas em  atendimento rápido e improvisado, entre elas de ressurreição cardio pulmonar e imobilização dos membros, enquanto não chega socorro médico .


O controle de acesso às edificações do Tribunal, foi abordado na disciplina de segurança das instalações que também possibilitou capacitar o agente para que este consiga detectar eventuais pessoas interessadas em fazer uso de meios ilícitos dentro das instalações da instituição.

A disciplina de direção defensiva, evasiva e anti-sequestro, consistiu de instruções teóricas e práticas envolvendo os agentes de segurança no transporte e condução de autoridade em vias públicas, transposição de obstáculos e eventuais arranques em situação de emergência de forma segura.  

Durante o curso os participantes passaram por avaliação física.

Por Alberto Alves

Fonte: ASCOM TRT14