BRASÍLIA – 19/10/11 – Nesta quarta-feira [19] subiu para dez o número de sindicatos em greve, contando com a adesão dos servidores do Rio de Janeiro. Com isso, estão em greve, além do Rio, os servidores da Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Justiça do Trabalho da 15ª Região. Nesta semana, ainda engrossarão o movimento Piauí e Mato Grosso do Sul. A partir do dia 24 cruzarão os braços os servidores da Justiça Federal do Ceará e no dia 25 os de Alagoas.
Com esse quadro, na próxima semana já serão 14 sindicatos em greve, mas na avaliação da Fenajufe esse número deve se ampliar, atingindo todo o país. Confira o quadro abaixo.
Greve por tempo indeterminado
Sindjufe-BA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 1º de junho, os servidores baianos continuam a greve em defesa do PCS, até que seja apresentado um acordo garantindo a revisão salarial da categoria. A próxima assembleia geral será nesta quinta-feira [20], às 13h, no TRE.
Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, os servidores, que já estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 7 de junho, continuam a paralisação pela aprovação do PCS. Nesta quarta [19] os servidores se concentraram, para assembleia e ato público, às 15h30, no TRE.
Sintrajud-SP: Os servidores da Justiça Federal e do TRF entraram em greve por tempo indeterminado no último dia 27 de setembro. No dia 5, foi a vez dos servidores da Justiça do Trabalho da Barra Funda aderirem ao movimento. Na quarta, os servidores se reuniram em assembleia estadual, no saguão da Barra Funda. Na capital a greve segue forte no TRF-3ª, Pedro Lessa, Execuções Fiscais, Criminal, Previdenciário, Juizado Especial Federal, Administrativo e JT/Barra Funda. No Interior, na Justiça Federal: Araraquara, Americana, Lins, Araçatuba, Guaratinguetá, Guarulhos, Marília, Piracicaba, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Tupã, Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, São José do Rio Preto e Campinas [2h paralisação]. Justiça Trabalhista: Itapecerica da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, Guarulhos, Suzano, Osasco, Santos, Praia Grande, São Vicente, São Bernardo do Campo, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho no Amazonas entraram em greve por tempo indeterminado no dia 4 de outubro.
Sintrajufe-MA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 10 de outubro. Nesta quarta [19], foi promovido o 'Apagão na JF', que paralisou inclusive os poucos setores ainda não atingidos pela greve geral. As paralisações continuaram também no Fórum Trabalhista Astolfo Serra, onde a adesão vem fazendo com que os juízes suspendam os prazos. Em Caxias, a greve entrou em seu segundo dia, com concentração dos servidores da JF, JE e JT em frente à Subseção Judiciária. Ainda nesta quarta, a JF de Bacabal entrou na greve. Os servidores da JT daquela cidade também devem aderir ao movimento. Na quinta [20], a greve prossegue, com concentrações nos locais de trabalho e assembleia no TRT, às 13h30, para tratar do fortalecimento da mobilização naquele órgão. Na sexta-feira [21], haverá em São Luís passeata unificada da categoria, saindo às 8h30 da sede da JF, parando em vários órgãos concentrados no bairro da Areinha. O encerramento será no TRE.
Sindjuf-PB: Os servidores do Judiciário Federal da Paraíba iniciaram a greve, pela aprovação do PCS, no dia 13. Nesta quarta [19], foi realizado ato público na JF. Mais de duzentos servidores do TRT, do TRE e da JF de diversos locais da Paraíba participaram da manifestação, na qual reivindicaram a autonomia entre o Judiciário e o Executivo, em todas as esferas administrativas. Durante a manifestação, foram dados informes sobre a greve na capital, além do momento histórico em Campina Grande, onde a JF aderiu à greve, trancando os portões, a exemplo do que está acontecendo em João Pessoa. O TRT suspendeu os prazos processuais enquanto durar a greve e definiu os serviços essenciais no período. Graças a esse ato, não está havendo audiências trabalhistas em nenhum local do Estado.
Sintrajufe-RS: Os servidores gaúchos iniciaram nesta segunda-feira [17] a greve por tempo indeterminado. Na terça-feira [18] foram promovidas mobilizações nos setores em Porto Alegre e no interior, para convencer todos os servidores a aderir o movimento. Nesta quarta [19], o sindicato realizou um grande ato público, em frente ao TRT.
Sindiquinze-SP: Os servidores da JT da 15ª Região iniciaram a greve por tempo indeterminado nesta terça-feira [18]. Além das cidades de Adamantina e Dracena, a greve ganhou mais força no Fórum Trabalhista de Sorocaba e no Fórum de Campinas e já atinge oito cidades da 15ª Região. De acordo com levantamento realizado pelo sindicato, três Varas do Trabalho já estão paralisadas em Campinas e mais servidores se comprometeram a integrar o movimento paredista a partir desta quinta-feira [20]. Em Araçatuba, um ato realizado nesta quarta reuniu os grevistas da JT e da JF pela aprovação do reajuste dos servidores do Judiciário. Atualmente estão em greve os servidores de Adamantina, Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Sintrajuf-PE: Em Pernambuco, a greve por tempo indeterminado teve início nesta terça-feira [18]. Apesar das ameaças por parte dos juízes do TRT, que decidiram cortar o ponto dos servidores, a categoria mostrou sua força comparecendo em número significativo ao primeiro dia do movimento paredista. Ficou decido na assembleia da JT que os servidores formarão uma comissão de greve e participarão de um passeio ciclístico no sábado [22] usando preto. Na próxima sexta-feira [21] haverá assembleias para avaliação da mobilização no TRE sede e nas varas do trabalho da Sudene.
Sisejufe-RJ: Os servidores do estado do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira [19]. Até as 16h desse primeiro dia, a greve do tinha a participação de 53 zonas eleitorais em todo o estado; 100 servidores tinham assinado o ponto paralelo na Justiça Federal da avenida Venezuela e no TRF; 10 cartórios estavam fechados na JF da avenida Rio Branco [com adesão parcial nos outros 14 cartórios]; e houve paralisação nas Justiças Federais de São Gonçalo, Caxias, São João de Meriti e Niterói. Na sede do TRE, 60 servidores haviam assinado o ponto paralelo e a estimativa dos diretores sindicais é de uma adesão de 60% do quadro daquele tribunal. Em Campos dos Goytacazes, 100% dos servidores da JF estão em greve. Lá, o TRE e a JT devem aderir a partir desta quinta-feira [20].
Sindicatos que já decidiram a data do início da greve
Sintrajufe-PI: No dia 20 de outubro será a vez dos servidores do Piauí iniciar a greve por tempo indeterminado. A concentração será no Fórum Trabalhista, perto do Corpo de Bombeiros, a partir das 7h. Nesta terça-feira [18], o sindicato realizou paralisação, com concentração na sede do TRE, onde promoveu uma assembleia geral com a categoria.
Sindjufe-MS: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Mato Grosso do Sul vão deflagrar a greve por tempo indeterminado no dia 20 de outubro, quinta-feira. A decisão aconteceu na sexta-feira [14], em assembleia realizada durante ato público em frente às Varas do Trabalho, em Campo Grande.
Sintrajufe-CE: Os servidores da JF do Ceará, em assembleias realizadas pelo sindicato, aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 24 de outubro, próxima segunda-feira. Foram 116 votos pela deflagração do movimento paredista, 4 votos para a proposta de paralisações temporárias e 6 votos contra a paralisação das atividades. Os servidores decidiram, ainda, reunir-se novamente em assembleia dia 27, quinta-feira, para avaliar o resultado da votação do PL 6613/09 na CFT, prevista para o dia anterior [26].
Sindjus-AL: Em assembleia realizada nesta terça-feira [18], os servidores de Alagoas reafirmaram a entrada na greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 de outubro. No primeiro dia, o Sindjus-AL realizará manifestações em frente aos tribunais. A concentração será em frente ao TRT a partir das 8 horas. E para o dia 26, o sindicato planeja montar uma estrutura em frente ao TRT para os servidores acompanharem a sessão da CFT.
Paralisações de 48 horas e parciais
Sitraemg-MG: Reunidos na tarde desta quarta-feira [19], em frente ao prédio da Justiça Federal, em BH, cerca de 600 servidores das três justiças deliberaram, por unanimidade, por uma paralisação de 48 horas nos dias 25 e 26 de outubro e novo ato público dia 27, podendo já deflagrar a greve. As datas foram escolhidas levando-se em consideração a sessão da [CFT] do dia 26.
Sinpojufes-ES: Os servidores do Espírito Santo estão fazendo paralisações diárias a desde esta terça-feira [18], das 12 às 14 horas. Na segunda-feira [17], o sindicato participou de seminário da CMO, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Sintrajusc-SC: Servidores do Judiciário Federal de SC fizeram, na terça-feira [19], paralisação de 24 horas em luta pela aprovação do PCS. Às 17 horas foi realizada Assembleia na JF na Capital, com a aprovação de nova Assembleia no TRT no dia 24, às 13h30, e paralisação de 24 horas no dia 25, próxima terça-feira. De acordo com o sindicato, o movimento foi bastante positivo na JF, com a presença de servidores de vários municípios do estado. Na JF, houve paralisação em Blumenau, Mafra, Brusque, Tubarão, Laguna, Chapecó e Florianópolis. Na JT, a categoria parou em Xanxerê, Capecó, Criciúma e Florianópolis.
Assembleias, atos e mobilizações
Sindjuf/PA-AP: Os servidores da 6ª Vara Federal de Belém promovem desde esta terça-feira [18] manifestações em defesa do PCS, com uma programação que se inicia às 9h da manhã.
Sinsjustra-RO/AC: Na quinta-feira [19], os servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre participarão de assembleia geral. A assembleia, que será às 15h, no hall de entrada do TRT-14, em Porto Velho, vai debater a participação da categoria na greve nacional, em defesa do PCS.
Sinjufego-GO: O indicativo de greve será votado nas assembleias setoriais que ocorrerão no dia 27/10, após a reforma do Estatuto do Sinjufego. Como ato de mobilização, o sindicato organiza caravana a Brasília no dia 26/10 para acompanhar a sessão da CTF na Câmara.
Sindjus-DF: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF estão sendo chamados pelo Sindjus-DF para participar de grande ato na Câmara dos Deputados no próximo dia 25 de outubro, terça-feira. A mobilização será às 14h e, na oportunidade, os servidores vão ocupar o espaço entre os anexos 2 e 4 da Câmara. O outro compromisso dos servidores do DF na próxima semana é a sessão da Comissão de Finanças e Tributação [CFT] no dia 26 de outubro. O sindicato convoca a categoria para comparecer na Comissão a partir das 9h.
Da Fenajufe, com informações dos sindicatos filiados
Fonte: FENAJUFE
Com esse quadro, na próxima semana já serão 14 sindicatos em greve, mas na avaliação da Fenajufe esse número deve se ampliar, atingindo todo o país. Confira o quadro abaixo.
Greve por tempo indeterminado
Sindjufe-BA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 1º de junho, os servidores baianos continuam a greve em defesa do PCS, até que seja apresentado um acordo garantindo a revisão salarial da categoria. A próxima assembleia geral será nesta quinta-feira [20], às 13h, no TRE.
Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, os servidores, que já estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 7 de junho, continuam a paralisação pela aprovação do PCS. Nesta quarta [19] os servidores se concentraram, para assembleia e ato público, às 15h30, no TRE.
Sintrajud-SP: Os servidores da Justiça Federal e do TRF entraram em greve por tempo indeterminado no último dia 27 de setembro. No dia 5, foi a vez dos servidores da Justiça do Trabalho da Barra Funda aderirem ao movimento. Na quarta, os servidores se reuniram em assembleia estadual, no saguão da Barra Funda. Na capital a greve segue forte no TRF-3ª, Pedro Lessa, Execuções Fiscais, Criminal, Previdenciário, Juizado Especial Federal, Administrativo e JT/Barra Funda. No Interior, na Justiça Federal: Araraquara, Americana, Lins, Araçatuba, Guaratinguetá, Guarulhos, Marília, Piracicaba, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Tupã, Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, São José do Rio Preto e Campinas [2h paralisação]. Justiça Trabalhista: Itapecerica da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, Guarulhos, Suzano, Osasco, Santos, Praia Grande, São Vicente, São Bernardo do Campo, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho no Amazonas entraram em greve por tempo indeterminado no dia 4 de outubro.
Sintrajufe-MA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 10 de outubro. Nesta quarta [19], foi promovido o 'Apagão na JF', que paralisou inclusive os poucos setores ainda não atingidos pela greve geral. As paralisações continuaram também no Fórum Trabalhista Astolfo Serra, onde a adesão vem fazendo com que os juízes suspendam os prazos. Em Caxias, a greve entrou em seu segundo dia, com concentração dos servidores da JF, JE e JT em frente à Subseção Judiciária. Ainda nesta quarta, a JF de Bacabal entrou na greve. Os servidores da JT daquela cidade também devem aderir ao movimento. Na quinta [20], a greve prossegue, com concentrações nos locais de trabalho e assembleia no TRT, às 13h30, para tratar do fortalecimento da mobilização naquele órgão. Na sexta-feira [21], haverá em São Luís passeata unificada da categoria, saindo às 8h30 da sede da JF, parando em vários órgãos concentrados no bairro da Areinha. O encerramento será no TRE.
Sindjuf-PB: Os servidores do Judiciário Federal da Paraíba iniciaram a greve, pela aprovação do PCS, no dia 13. Nesta quarta [19], foi realizado ato público na JF. Mais de duzentos servidores do TRT, do TRE e da JF de diversos locais da Paraíba participaram da manifestação, na qual reivindicaram a autonomia entre o Judiciário e o Executivo, em todas as esferas administrativas. Durante a manifestação, foram dados informes sobre a greve na capital, além do momento histórico em Campina Grande, onde a JF aderiu à greve, trancando os portões, a exemplo do que está acontecendo em João Pessoa. O TRT suspendeu os prazos processuais enquanto durar a greve e definiu os serviços essenciais no período. Graças a esse ato, não está havendo audiências trabalhistas em nenhum local do Estado.
Sintrajufe-RS: Os servidores gaúchos iniciaram nesta segunda-feira [17] a greve por tempo indeterminado. Na terça-feira [18] foram promovidas mobilizações nos setores em Porto Alegre e no interior, para convencer todos os servidores a aderir o movimento. Nesta quarta [19], o sindicato realizou um grande ato público, em frente ao TRT.
Sindiquinze-SP: Os servidores da JT da 15ª Região iniciaram a greve por tempo indeterminado nesta terça-feira [18]. Além das cidades de Adamantina e Dracena, a greve ganhou mais força no Fórum Trabalhista de Sorocaba e no Fórum de Campinas e já atinge oito cidades da 15ª Região. De acordo com levantamento realizado pelo sindicato, três Varas do Trabalho já estão paralisadas em Campinas e mais servidores se comprometeram a integrar o movimento paredista a partir desta quinta-feira [20]. Em Araçatuba, um ato realizado nesta quarta reuniu os grevistas da JT e da JF pela aprovação do reajuste dos servidores do Judiciário. Atualmente estão em greve os servidores de Adamantina, Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Sintrajuf-PE: Em Pernambuco, a greve por tempo indeterminado teve início nesta terça-feira [18]. Apesar das ameaças por parte dos juízes do TRT, que decidiram cortar o ponto dos servidores, a categoria mostrou sua força comparecendo em número significativo ao primeiro dia do movimento paredista. Ficou decido na assembleia da JT que os servidores formarão uma comissão de greve e participarão de um passeio ciclístico no sábado [22] usando preto. Na próxima sexta-feira [21] haverá assembleias para avaliação da mobilização no TRE sede e nas varas do trabalho da Sudene.
Sisejufe-RJ: Os servidores do estado do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira [19]. Até as 16h desse primeiro dia, a greve do tinha a participação de 53 zonas eleitorais em todo o estado; 100 servidores tinham assinado o ponto paralelo na Justiça Federal da avenida Venezuela e no TRF; 10 cartórios estavam fechados na JF da avenida Rio Branco [com adesão parcial nos outros 14 cartórios]; e houve paralisação nas Justiças Federais de São Gonçalo, Caxias, São João de Meriti e Niterói. Na sede do TRE, 60 servidores haviam assinado o ponto paralelo e a estimativa dos diretores sindicais é de uma adesão de 60% do quadro daquele tribunal. Em Campos dos Goytacazes, 100% dos servidores da JF estão em greve. Lá, o TRE e a JT devem aderir a partir desta quinta-feira [20].
Sindicatos que já decidiram a data do início da greve
Sintrajufe-PI: No dia 20 de outubro será a vez dos servidores do Piauí iniciar a greve por tempo indeterminado. A concentração será no Fórum Trabalhista, perto do Corpo de Bombeiros, a partir das 7h. Nesta terça-feira [18], o sindicato realizou paralisação, com concentração na sede do TRE, onde promoveu uma assembleia geral com a categoria.
Sindjufe-MS: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Mato Grosso do Sul vão deflagrar a greve por tempo indeterminado no dia 20 de outubro, quinta-feira. A decisão aconteceu na sexta-feira [14], em assembleia realizada durante ato público em frente às Varas do Trabalho, em Campo Grande.
Sintrajufe-CE: Os servidores da JF do Ceará, em assembleias realizadas pelo sindicato, aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 24 de outubro, próxima segunda-feira. Foram 116 votos pela deflagração do movimento paredista, 4 votos para a proposta de paralisações temporárias e 6 votos contra a paralisação das atividades. Os servidores decidiram, ainda, reunir-se novamente em assembleia dia 27, quinta-feira, para avaliar o resultado da votação do PL 6613/09 na CFT, prevista para o dia anterior [26].
Sindjus-AL: Em assembleia realizada nesta terça-feira [18], os servidores de Alagoas reafirmaram a entrada na greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 de outubro. No primeiro dia, o Sindjus-AL realizará manifestações em frente aos tribunais. A concentração será em frente ao TRT a partir das 8 horas. E para o dia 26, o sindicato planeja montar uma estrutura em frente ao TRT para os servidores acompanharem a sessão da CFT.
Paralisações de 48 horas e parciais
Sitraemg-MG: Reunidos na tarde desta quarta-feira [19], em frente ao prédio da Justiça Federal, em BH, cerca de 600 servidores das três justiças deliberaram, por unanimidade, por uma paralisação de 48 horas nos dias 25 e 26 de outubro e novo ato público dia 27, podendo já deflagrar a greve. As datas foram escolhidas levando-se em consideração a sessão da [CFT] do dia 26.
Sinpojufes-ES: Os servidores do Espírito Santo estão fazendo paralisações diárias a desde esta terça-feira [18], das 12 às 14 horas. Na segunda-feira [17], o sindicato participou de seminário da CMO, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Sintrajusc-SC: Servidores do Judiciário Federal de SC fizeram, na terça-feira [19], paralisação de 24 horas em luta pela aprovação do PCS. Às 17 horas foi realizada Assembleia na JF na Capital, com a aprovação de nova Assembleia no TRT no dia 24, às 13h30, e paralisação de 24 horas no dia 25, próxima terça-feira. De acordo com o sindicato, o movimento foi bastante positivo na JF, com a presença de servidores de vários municípios do estado. Na JF, houve paralisação em Blumenau, Mafra, Brusque, Tubarão, Laguna, Chapecó e Florianópolis. Na JT, a categoria parou em Xanxerê, Capecó, Criciúma e Florianópolis.
Assembleias, atos e mobilizações
Sindjuf/PA-AP: Os servidores da 6ª Vara Federal de Belém promovem desde esta terça-feira [18] manifestações em defesa do PCS, com uma programação que se inicia às 9h da manhã.
Sinsjustra-RO/AC: Na quinta-feira [19], os servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre participarão de assembleia geral. A assembleia, que será às 15h, no hall de entrada do TRT-14, em Porto Velho, vai debater a participação da categoria na greve nacional, em defesa do PCS.
Sinjufego-GO: O indicativo de greve será votado nas assembleias setoriais que ocorrerão no dia 27/10, após a reforma do Estatuto do Sinjufego. Como ato de mobilização, o sindicato organiza caravana a Brasília no dia 26/10 para acompanhar a sessão da CTF na Câmara.
Sindjus-DF: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF estão sendo chamados pelo Sindjus-DF para participar de grande ato na Câmara dos Deputados no próximo dia 25 de outubro, terça-feira. A mobilização será às 14h e, na oportunidade, os servidores vão ocupar o espaço entre os anexos 2 e 4 da Câmara. O outro compromisso dos servidores do DF na próxima semana é a sessão da Comissão de Finanças e Tributação [CFT] no dia 26 de outubro. O sindicato convoca a categoria para comparecer na Comissão a partir das 9h.
Da Fenajufe, com informações dos sindicatos filiados
Fonte: FENAJUFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário