Facilidade para trabalhar em equipe é algo muito procurado em
profissionais da nova geração. E algumas dicas importantes podem ajudam a
não vacilar na hora de se comportar como membro de uma equipe:
"Falar dos
outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu
colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja
mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma
crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário
chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além
disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude
mal vista".
Paulo de Castro Braune - Diretor Geral da Braune Educação Empresarial.
Rejeitar o trabalho em equipe
"Hoje,
independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já
que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No
ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não
estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo
quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado.
Ser resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa
abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso".
Ricardo Dreves - Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.
Ser antipático (a)
"A
empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal,
cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são
atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do
trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não
possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os
companheiros de equipe".
Marcelo Abrileri - presidente do site de empregos Curriculum.
Deixar conflitos pendentes
"Conflitos
acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao
trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem
entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim,
qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a
discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o
assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros
colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe".
Beatriz Maria Braga Lacombe - professora de gestão de pessoas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo
Ficar de cara fechada
"Ter
um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho,
enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao
fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois
além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a
produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram
brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que
não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é
fundamental para cultivar bons relacionamentos".
Julia Alonso - Sócia diretora da Só Talentos RH, recrutamento e seleção de estagiários e trainees.
Deixar de cultivar relacionamentos
"Os
melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A
partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá
construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para
encaminhá-lo às melhores oportunidades. ? importante mostrar dinamismo,
ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde
passar".
Sheila Madrid Saad - professora de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Não ouvir os colegas
"?
importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência.
Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e
soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas
numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma
imagem de que você é hostil. ? necessário refletir sobre o que está
sendo dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por
considerá-la inútil".
Cristiane Leão - analista de desenvolvimento de recursos humanos da Fundação Mudes - São Paulo.
Não respeitar a diversidade
"Todas
as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não
é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro
indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário
aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja
dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o
tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no
DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das
equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro".
Nelci Maria de Mello - gerente de recrutamento e seleção da empresa Dupont - companhia científica, com atuação no setor químico.
Apontar o erro do outro
"A
perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro,
deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o
insucesso de um trabalho ou projeto. ? melhor ajudar a solucionar um
problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado.
Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de
trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu".
Doutor Helio
Roberto Deliberador - professor do Departamento de Psicologia Social da
PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Ficar nervoso (a) com a equipe
"Atritos
são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser
colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar
que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um
tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a
qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a
maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo.
Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a
empresa como para o profissional".
Gláucia Santos - consultora de recursos humanos da Catho on-line.
Fonte: GUIA-ME/UNIVERSIA
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