terça-feira, 13 de março de 2012

ATIVIDADES DA JORNADA NACIONAL DE LUTAS DOS SPFs DEVEM SE CONCENTRAR NO DIA 15, COM SINDICATOS PARTICIPANDO DE MANIFESTAÇÕES NOS ESTADOS

No dia 28, todos em Brasília para a Marcha Nacional

Na próxima semana, de 12 a 16 de março, os servidores públicos federais de todo o país promoverão a Jornada Nacional de Lutas em defesa dos seus direitos e das reivindicações contidas na pauta da campanha salarial de 2012. A Fenajufe, que compõe o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais, orienta que seus sindicatos se integrem também a essas atividades, que serão concentradas especialmente no dia 15, próxima quinta-feira. A definição desse dia de luta da jornada se deu devido ao início da greve dos professores da educação básica em vários estados, que contará com o apoio das entidades sindicais dos servidores públicos. Nesse dia, serão promovidos atos de rua, manifestações nos locais de trabalho e diversos tipos de mobilização, para que as categorias do funcionalismo federal possam demonstrar sua insatisfação com a atuação do governo Dilma, que tem priorizado a política de desmonte do serviço público e acordos com o setor financeiro, como ficou comprovado recentemente com a aprovação do projeto de previdência complementar pela Câmara dos Deputados.

A expectativa das entidades nacionais é que as categorias consigam se juntar durante a jornada, especialmente no dia 15, em atividades conjuntas. A Fenajufe espera que os servidores do Judiciário Federal e do MPU façam parte desse importante processo de luta, como já foi definido em São Paulo, onde será realizado um ato unificado em frente ao TRF na próxima quinta-feira [15]. Para dar visibilidade às atividades do dia 15, a Federação pede que os sindicatos informem, no e-mail imprensa@fenajufe.org.br, o tipo de manifestação que será realizada, horário, local e quais as outras categorias envolvidas.

Coordenações estaduais

Além da participação na Jornada Nacional de Lutas, a Fenajufe também orienta, seguindo definição do Fórum Nacional, que os sindicatos filiados organizem com os demais sindicatos do funcionalismo as coordenações estaduais dos SPFs para dar encaminhamento às demandas da campanha salarial em cada estado. A intenção é que os servidores, em todo o país, possam acompanhar, por meio das mobilizações promovidas pelos seus sindicatos de base, o calendário de luta definido nacionalmente.

Todos em Brasília no dia 28

O calendário da campanha salarial não acaba na próxima semana. Esses protestos, que deverão ocorrer em todo o país no próximo dia 15, como parte da Jornada Nacional de Luta, culminarão na Marcha Nacional a Brasília do dia 28 de março. Para essa manifestação, todos os sindicatos devem enviar caravanas, com o máximo de servidores possível. A expectativa do Fórum Nacional de Entidades dos SPFs é que essa Marcha seja maior que a última, realizada ainda no ano passado.

A Fenajufe reforça a orientação para que suas entidades filiadas reforcem o grande ato juntamente com as demais categorias do funcionalismo, que também virão em peso participar da Marcha Nacional. “Somente a organização dos servidores de forma unificada vai impedir a continuidade da política de reajuste zero e desmonte do governo Dilma”, afirma o coordenador geral da Fenajufe, Saulo Arcangeli.

O dirigente sindical reforça também a orientação para que todos os sindicatos promovam atividades nos estados no dia 15 e venham à Brasília no dia 28, participar da Marcha Nacional dos SPFs. “Precisamos reforçar a unidade dos servidores públicos para barrar os ataques que ainda serão votados pelo Congresso Nacional. Atividades como a jornada de lutas e a marcha nacional são fundamentais para mantermos fortes as energias para construir as mobilizações que precisaremos fazer daqui pra frente, ao longo de todo este ano”, reforça Saulo.

Jean Loiola, coordenador de comunicação da Federação, também reafirma a necessidade da Fenajufe e dos sindicatos de base participar do calendário unificado e lembra que se o governo mantiver a sua atual política, não haverá PCS. “A categoria precisa retomar a luta não só pela aprovação do nosso plano de cargos e salários, mas também para impedir, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo, a proposta do governo de desmonte do serviço público”, afirma Jean, que participou, pela Fenajufe, na última quarta-feira [07], da reunião do Fórum de Entidades com o novo secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. Ele explica que, na ocasião, as entidades saíram sem qualquer retorno do governo quanto à pauta de reivindicações apresentada em 15 de fevereiro, no lançamento da Campanha Salarial de 2012. “O fato de o governo querer estabelecer um canal de diálogo com os trabalhadores do setor público é elogiável, mas nem por isso o encontro pode ser considerado positivo. O Executivo já demonstrou que o governo não está disposto a negociar, de fato e com propostas concretas, as demandas do funcionalismo federal”, avaliou Jean, logo depois da reunião.

A Fenajufe solicita que os sindicatos também informem quantos servidores enviarão para a Marcha Nacional do dia 28.

Da Fenajufe – Leonor Costa 

Fonte: FENAJUFE/AGEPOLJUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário