segunda-feira, 10 de outubro de 2011

QUADRO DA GREVE NACIONAL EM DEFESA DO PCS

BRASÍLIA – 10/10/11 – A quantidade de estados em greve por tempo indeterminado em defesa da aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09 aumentou nesta segunda-feira [10] com a adesão dos servidores do Maranhão. Com isso, o número agora é de cinco estados paralisados [Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Amazonas e Maranhão]. No dia 13, os servidores da Paraíba iniciam o movimento grevista.

No Rio Grande do Sul, a categoria decidiu entrar no movimento na próxima segunda-feira, 17 de outubro. E a partir do dia 18, data indicada pela Fenajufe para que todos os Estados já estejam em greve, os servidores de Pernambuco cruzarão os braços, seguidos dos colegas no Rio de Janeiro, no dia 19, e do Piauí, no dia 20.

Uma série de outros sindicatos já está com assembleias marcadas, tendo como pauta central a definição da data do início do movimento grevista. Confira abaixo o quadro atual.

Greve por tempo indeterminado
Sindjufe-BA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 1º de junho, os servidores baianos continuam a paralisação em defesa do PCS. Assembleia da última quinta-feira [06] aprovou a continuidade do movimento. A próxima assembleia será realizada no dia 13/10, próxima quinta-feira, às 13h, na Justiça Federal. Em seguida a categoria vai realizar um ato público no local.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, os servidores, que já estão em greve por tempo desde o dia 7 de junho, continuam a paralisação pela aprovação do PCS. Todos os dias o sindicato promove assembleia de avaliação do movimento. Nesta segunda-feira, o encontro da categoria foi no TRE, onde o Comando Estadual de Greve também fez uma panfletagem chamando todos para a greve.

Sintrajud-SP: Os servidores da Justiça Federal e do TRF entraram em greve por tempo indeterminado no último dia 27 de setembro. No dia 5, foi a vez dos servidores da Justiça do Trabalho da Barra Funda aderirem ao movimento. Nesta terça-feira [11], eles prometem “invadir” a Avenida Paulista, a partir das 14 horas, quando realizam assembleia estadual. A atividade começará na porta do TRE e, em seguida, os servidores seguirão em passeata até alguns fóruns federais na região. Os principais fóruns federais do estado já estão na greve: São Carlos, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Araçatuba, Marília, Taubaté, entre outras cidades.

Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho no Amazonas entraram em greve por tempo indeterminado no dia 4 de outubro. Na sexta-feira [07] eles promoveram, uma grande manifestação, juntamente com os funcionários dos Correios e dos bancos públicos e privados. A mobilização reuniu na frente da sede do TRT cerca de 500 trabalhadores, e seguiu das 8h até quase uma hora da tarde.

Sintrajufe-MA: A partir desta segunda-feira [10] teve início a greve por tempo indeterminado pela revisão salarial no Maranhão. As primeiras cidades a aderirem formalmente o movimento foram São Luís e Matões, onde os servidores da Zona Eleitoral da cidade já comunicaram ao juiz eleitoral e ao sindicato sua decisão de lutar pelos PCS. Na capital, o primeiro dia de greve contou com concentração nos locais de trabalho e ato unificado no TRT-MA. Nesta segunda-feira, os servidores de Caxias pararam novamente as atividades por 24 horas e decidiram entrar na greve por indeterminado a partir do dia 17. Em Bacabal, a categoria constroi o movimento com faixas e cartazes nos órgãos da cidade e vem planejando paralisações com vistas à construção da greve. Nesta terça-feira [11], haverá concentração a partir das 9h na JF e no Fórum Astolfo Serra; e às 13h no TRE. Às 11h, os grevistas do Fórum Trabalhista se reunirão no TRT para fortalecer a paralisação por tempo indeterminado no Tribunal.

Sindicatos que já decidiram a data do início da greve
Sindjuf-PB: Os servidores do Judiciário Federal decidiram iniciar a greve por tempo indeterminado a partir do dia 13 de outubro. Todos os órgãos da capital João Pessoa já promoveram assembleias setoriais, em que foi aprovada a adesão ao movimento. Em Campina Grande, os servidores do TRT e TRE definiram que irão aderir com força total à greve a partir do dia 13. Os servidores da JF na cidade definiram pela realização de nova assembleia no dia 17.

Sintrajufe-RS: A assembleia geral, realizada no sábado [08], deliberou pela deflagração de greve geral por tempo indeterminado a partir do próximo dia 17, segunda-feira, em todos os ramos do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul. Foi decidido, também, que o sindicato fará a convocação da categoria para participar de um ato no dia 14, ao lado dos bancários e dos trabalhadores dos Correios, durante a visita que a presidente Dilma Rousseff fará a Porto Alegre.

Sintrajuf-PE: Em Pernambuco, a greve por tempo indeterminado terá início no dia 18 de outubro. Na última quinta-feira [06], os servidores promoveram paralisação de 24 horas, cuja concentração ocorreu nas varas do trabalho da Sudene, com a participação de cerca de 130 servidores das Justiças do Trabalho, Eleitoral, TRF e Justiça Federal.

Sisejufe-RJ: No Rio de Janeiro, a categoria já decidiu paralisar os trabalhos a partir do dia 19 de outubro. O sindicato tem feito trabalho de mobilização com o objetivo de organizar a greve.

Sintrajufe-PI: No dia 20 de outubro será a vez dos servidores do Piauí iniciarem a greve por tempo indeterminado. Mas antes disso, a categoria realizará nova paralisação de 24 horas nesta terça-feira [11].

Paralisação de 24 horas
Sintrajusc-SC: Os servidores em Santa Catarina aprovaram paralisação de 24 horas no dia 18 de outubro. No dia 4 de outubro, o sindicato promoveu assembleia e ato público, com a participação de servidores das três justiças, incluindo de São José, de Laguna e Criciúma.

Sitraemg-MG: Os servidores decidiram promover ato público nesta terça-feira, dia 11 de outubro, às 13h, em frente ao prédio do TRE e outra paralisação de 24 horas no dia 19 de outubro, acompanhada de ato público, desta vez em frente ao prédio da Justiça Federal em Belo Horizonte, também às 13h.

Assembleias para discutir a entrada na greve
Sindjus-AL: De 11 a 17 de outubro, o sindicato realizará assembleias setoriais no TRT, na JF, no TRE e na PRT. E no dia 18 de outubro, será realizada assembleia geral para definir a deflagração da greve por tempo indeterminado. O encontro será às 9h, na sede do sindicato.

Sinpojufes-ES: Nesta terça-feira [11], o sindicato promove assembleia geral para discutir a adesão à greve por tempo indeterminado. O encontro será às 15h, em frente à sede da Justiça Federal.

Sindiquinze-SP: O sindicato realiza, na sexta-feira [14], assembleia geral de deliberação sobre greve por tempo indeterminado a partir do dia 18 de outubro. A assembleia do dia 14 de outubro será realizada às 11h [primeira chamada] e às 11h30 [segunda chamada], em frente ao Fórum Trabalhista de Campinas e nos demais fóruns das subsedes da 15ª Região [Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba] para que a votação ocorra com a participação de toda a categoria.

Sintrajufe-CE: No dia 18 de outubro, o sindicato realizará assembleias em vários locais de trabalho para definir a adesão ao movimento. Às 10h30 da manhã, o encontro será com os servidores da 21ª Vara Federal [Unifor], em Fortaleza. E às 13h, a assembleia será no átrio do Edifício [Anexo Aldeota]. Já às 15h, o encontro será com os servidores das Subseções Judiciárias de Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Da Fenajufe, com informações dos sindicatos filiados

Fonte: FENAJUFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário