segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FENAJUFE PEDE APOIO AO MINISTRO TOFFOLI EM AUDIÊNCIA NESTA TARDE

30/11/2009
.
BRASÍLIA – 30/11/09 – A Fenajufe se reuniu na tarde dessa segunda-feira, 30 de novembro, com o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. No encontro, os coordenadores da Fenajufe Ramiro López, Lúcia Bernardes, Roniel Andrade e Antônio do Anjos Melquíades [Melqui] entregaram ao ministro um ofício em que pede o apoio às reivindicações dos servidores, em greve em todo o país pela revisão salarial.
.
Os dirigentes sindicais explicaram a Toffoli o motivo do movimento grevista e ressaltaram que a categoria reivindica que seja encaminhada ao Congresso Nacional a proposta aprovada pelos presidentes dos tribunais superiores no dia 7 de outubro. Eles informaram, ainda, a atitude da Frente Associativa de Magistrados e Procuradores que se posicionaram contrários à reivindicação da categoria, o que emperrou a tramitação da proposta no STF.
.
Ao final da audiência, eles reforçaram o pedido para que o ministro vote favorável ao pleito dos servidores na sessão administrativa do Supremo que analisará a proposta de revisão salarial.
.
“Estamos discutindo a nossa carreira desde novembro do ano passado, quando começamos os trabalhos da comissão interdisciplinar. A proposta aprovada no dia 7 de outubro já teria sido votada no Supremo se não fosse a interferência das entidades dos magistrados, por isso o motivo de estarmos em greve. Se não conseguirmos reverter essa dificuldade, a categoria só terá um novo aumento em 2011”, explicou o coordenador geral Ramiro López.
.
Roniel Andrade, coordenador de plantão em Brasília, ponderou que o Judiciário Federal sofre atualmente com o problema da evasão dos servidores, que migram para outras carreiras com melhor remuneração. “Isso acaba provocando a perda da qualidade do serviço prestado à população”, pondera.
.
Melqui informou que tem mantido contato com os presidentes dos tribunais superiores e que os mesmo garantiram apoio à proposta fechada em 7 de outubro. Ele explicou, ainda, que o salário atual do servidor analista em fim de carreira após 15 anos ainda está muito abaixo do inicial das carreiras do Legislativo e de algumas similares do Executivo.
.
A coordenadora da Fenajufe Lúcia Bernardes, ao pedir o apoio do ministro, solicitou que ele olhasse atentamente a tabela comparativa que mostra a distorção salarial entre os servidores do Judiciário e de outras carreiras do serviço público. “Viemos aqui pedir o seu apoio na sessão administrativa do Supremo”, afirmou Lúcia.
.
Dias Toffoli considerou importante esse trabalho que a Fenajufe e o Comando Nacional de Greve vem fazendo, de levar as argumentações sobre a greve e a revisão salarial para todos os ministros do STF. Ele se comprometeu a analisar melhor a reivindicação apresentada hoje pela Fenajufe, para depois decidir como se posicionar na sessão administrativa do Supremo, que votará a proposta final de revisão salarial.
.
Da Fenajufe – Leonor Costa
(FENAJUFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário