segunda-feira, 28 de novembro de 2011

APÓS APROVAÇÃO DE EMENDA NA CCJ, PRESSÃO AGORA DEVE SER EM CIMA DA CMO PARA GARANTIR VALORES DOS PCSs NA LOA

Na próxima semana, sindicatos terão que voltar à Brasília para manter pressão no Congresso Nacional. Greve deve aumentar em todo o país

BRASÍLIA – 25/11/11 – A luta em defesa da aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09 teve nesta semana um avanço importante, como resultado das pressões da categoria, que se encontra em greve por indeterminado em todo o país. Trata-se da aprovação das emendas na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados prevendo a inclusão dos valores dos Planos de Cargos e Salários do Judiciário Federal e do MPU à proposta de Lei Orçamentária Anual de 2012, em tramitação na Comissão Mista de Orçamento [CMO] do Congresso Nacional. A proposta, aprovada por unanimidade na Comissão, pede a destinação de R$ 2 bilhões, sendo que parte desse valor será para pagar duas parcelas dos Planos em 2012, em janeiro e julho.

Na avaliação da Fenajufe, a conquista dessa emenda, articulada pela Federação e por integrantes do Comando Nacional de Greve na semana passada e nesta, é fruto da luta da categoria, que tem mantido a greve, apesar de todas as dificuldades, e reforçado as pressões junto aos parlamentares no Congresso Nacional. No entanto, a Fenajufe explica que a luta não se encerra agora, uma vez que a previsão orçamentária dos PCSs para 2012, prevista na emenda da CCJ, ainda precisa ser aprovada pelos membros da Comissão Mista de Orçamento [CMO]. Por isso, a greve precisa se intensificar na próxima semana, se fortalecendo nos estados que já estão com as atividades paralisadas e ampliando para aqueles que ainda não aderiram ao movimento. No momento, são 19 estados em greve por tempo indeterminado, com a adesão dos servidores das Justiças Federal e Eleitoral do Paraná a partir desta quinta-feira [24].

De acordo com o cronograma da CMO, as emendas de comissão, dentre as quais a aprovada no CCJ que prevê os valores dos PCSs, serão encaminhadas aos dez relatores setoriais, que terão até o 8 dia de dezembro para elaborar seus pareceres e colocar em votação. Segundo o assessor parlamentar da Fenajufe, Antônio Augusto Queiróz, o trabalho agora deve ser junto ao relator setorial, que no caso do Judiciário Federal é o senador Inácio Arruda [PCdoB-CE], pois ele recomendará a aprovação ou não das emendas de comissão. Depois dessa fase, os relatórios setoriais serão encaminhadas ao relator geral da LOA, deputado Arlindo Chináglia [PT-SP]. O relatório final deve ser votado na CMO até o dia 19 de dezembro e no plenário do Congresso Nacional até o dia 22. Segundo informações da Agência Câmara, na próxima segunda-feira [28], Chinaglia terá uma reunião com os relatores setoriais e com os coordenadores de bancadas estaduais, quando será apresentado quanto cada relator terá de um total de R$ 5,5 bilhões.

Antônio Augusto Queiróz explica que, em relação ao relator setorial, é preciso pedir que ele recomende ao relator-geral, deputado Arlindo Chinaglia, a aprovação da emenda, uma vez que ele, relator-setorial, não dispõe da prerrogativa de aprová-la em seu parecer. “Com o relator-geral o pedido deve ser no sentido de dar parecer favorável à emenda, incorporando-a integralmente ao seu parecer final. A emenda foi formulada corretamente e, caso não seja aceita pelo relator-geral, poderá ser destacada e votada pelos membros da comissão”, ressalta o assessor parlamentar da Fenajufe.

Além de pressionar os relatores setorial e geral da LOA, os servidores também terão que continuar os contatos com os demais integrantes da CMO, já que eles é que votarão o relatório final, antes da apreciação do Orçamento no plenário do Congresso Nacional. O trabalho continuará, portanto, na próxima semana, com a vinda de representantes dos sindicatos a Brasília. Na terça e na quarta-feira, dias 29 e 30 de novembro, os servidores terão que conversar com os parlamentares da CMO, da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara [CFT] e também com outros líderes de partido, em especial os da base do governo.

“É fundamental que as pressões sejam mantidas, nos próximos dias, com os parlamentes. A aprovação da emenda na CCJ já foi uma vitória importante da categoria, mas a conquista final só ocorrerá quando finalmente os projetos forem aprovados, com sua previsão incluída no Orçamento de 2012. Por isso, orientamos que na próxima semana os sindicatos garantam a presença de servidores aqui em Brasília para continuar as pressões no Congresso Nacional. Vamos conversar com todos os parlamentares para garantir o apoio deles à aprovação da emenda na Comissão Mista de Orçamento. Falta pouco para conquistarmos o nosso reajuste, mas isso se dará com muita pressão”, orienta Cledo Viera, coordenador da Fenajufe de plantão esta semana.

Na avaliação do coordenador Jean Loiola, o ato desta quarta-feira [23], em Brasília, mostrou a disposição da categoria em se manter mobilizada para conquistar a sua revisão salarial. No entanto, segundo ele, as pressões precisam se intensificar nas próximas semanas, pois os trabalhos no Congresso Nacional já estão chegando na reta final e esse é o momento de a categoria garantir os recursos para a aprovação final dos PLs 6613/09 e 6697/09. “Isso só será possível, entretanto, com a intensificação das mobilizações. A nossa pressão garantiu a aprovação das emendas na CCJ da Câmara, mas ainda é preciso mais para conquistarmos a vitória final, que é aprovação dos PCSs, com os recursos necessários a sua implementação. Então, a Fenajufe convoca todos os sindicatos a estarem presentes aqui na próxima semana para dar continuidade às articulações na CMO e na CFT”, enfatiza Jean, também no plantão da Fenajufe.

A Fenajufe também encaminhou carta a ser enviada, pelos sindicatos e servidores, a todos os parlamentares da CMO, pedindo que aprovem a emenda da CCJ.

Da Fenajufe - Leonor Costa

Fonte: FENAJUFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário