quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PCS: GILMAR MACHADO SE COMPROMETE, EM REUNIÃO COM A FENAJUFE, A BUSCAR UMA SAÍDA NO ORÇAMENTO

BRASÍLIA – 08/11/11 – Coordenadores da Fenajufe obtiveram, na noite desta terça-feira [08], do vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputado Gilmar Machado [PT-MG], o compromisso de que ele está se empenhando para que seja fechado um acordo visando a aprovação dos planos de cargos e salários dos servidores do Judiciário Federal e do MPU ainda este ano. As declarações do parlamentar - que tem bastante influência junto à bancada do governo e um bom trânsito no Palácio do Planalto – foram dadas aos coordenadores Antônio Melquíades [Melqui], Ramiro Lopez, Zé Oliveira, Saulo Arcangeli, Valter Nogueira e Jean Loiola; e ao coordenador do Sitraemg-MG José Francisco Rodrigues durante reunião na noite desta terça-feira [08], no gabinete da Liderança do Governo no Congresso Nacional.

No encontro, os dirigentes da Federação explicaram a preocupação da categoria com o resultado da reunião de ontem [07] na Comissão Mista de Orçamento, em que o representante do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, informou que o governo mantém sua posição de não conceder reajuste para os servidores do Judiciário Federal e do MPU e que o relator da proposta da LOA, deputado Arlindo Chináglia [PT-SP], disse não poder encaminhar qualquer alternativa sem o aval do Palácio do Planalto. Eles também informaram que, no momento, existem 20 estados em greve por tempo indeterminado, argumentando que a categoria está mobilizada para conquistar a revisão salarial, em tramitação no Legislativo desde 2009.

Segundo o deputado, tanto ele como o senador Walter Pinheiro [PT-BA], relator do PPA [Plano Plurianual], têm feito várias conversas com o Executivo na expectativa de conseguir fechar as negociações para aprovar a reposição salarial. “Ele [Walter Pinheiro] está fazendo a parte dele no PPA e eu também estou procurando fazer a minha. Vou me empenhar, no que for possível, para tentar encontrar uma saída com o governo”, garantiu o deputado, ao informar que pretende falar sobre o assunto com as ministras Míriam Belchior [Planejamento], Ideli Salvati [Relações Institucionais] e Gleisi Hoffmann [Casa Civil].

Em resposta às argumentações dos coordenadores da Fenajufe, que afirmaram a disposição da Federação em discutir alternativas para a implementação do plano, Gilmar Machado considerou muito difícil o governo aceitar, no processo de negociação, a implementação do PCS em quatro parcelas, conforme apresentado pelo STF no ano passado. Ele afirmou, no entanto, que a sua defesa é para que a revisão salarial seja no patamar do projeto original, em tramitação no Congresso.

Reforçar o movimento nos próximos dias
Na avaliação da Fenajufe, diante da intransigência do governo em negociar, mas com a disposição de alguns parlamentares em ajudar nas interlocuções, aumenta, ainda mais, a responsabilidade da categoria em ampliar e reforçar a greve em todos os estados. Para os coordenadores da Federação, a conquista do PCS este ano e a forma de implementação da revisão salarial vai depender da força do movimento, que atualmente conta com a adesão de 20 estados e precisa se fortalecer nos próximos dias.

Nesta quarta-feira [09], representantes de vários estados que vieram a Brasília essa semana irão ao Congresso Nacional acompanhar a sessão da Comissão de Finanças e Tributação [CFT] da Câmara, de manhã, e a sessão da Comissão Mista de Orçamento [CMO], à tarde. O objetivo das delegações é cobrar dos parlamentares, em especial os da base aliada do governo, o fechamento de um acordo que garanta a aprovação dos PCSs.

Da Fenajufe – Leonor Costa

Fonte: FENAJUFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário